BEM VINDO!

Tornar conhecidos assuntos que me levam a refletir em busca de mudanças, é uma iniciativa importante para fase atual da minha vida.

Espero um bom diálogo sobre as reflexões postadas, a fim de crescimento mútuo entre os interessados em me visitar aqui.

É um prazer tê-lo(a) em meu blog!







quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sobre o artigo "Cortina de Burrice"

Não sei quantos de vocês leram o artigo do economista Cláudio de Moura Castro, na revista Veja, "Cortina de Burrice", sugiro que leiam.
Ele faz um paralelo entre a "Cortina de Ferro", criada para não deixar que os russos bisbilhotassem o mundo capitalista decadente, quem o fizesse, punição feroz. No entanto, criaram também um estupendo sistema educativo para todos. E como impedir um povo educado de ver o que acontecia do lado de fora? O resutado foi a queda do Muro de Berlim.
No Brasil a estratégia foi muito melhor, temos total liberdade de viajar e conhecer tudo que quizermos, porém, a garantia do isolamento do país está em uma educação de péssima qualidade e a conta-gotas. Assim nasceu uma "Cortina de Burrice".
Esse artigo alimentou meu incorfomismo diante da situação da educação em nosso país e dos que estão "deitados eternamente em berço", não sei se explêndido. Não digo isso só com governantes, mas com pais e jovens que ainda não lutam por seus direitos.
Apesar de ser um texto "pessimista", ele encoraja para reação, gerando forças para lutar contra essa Cortina, e assim como foi derrubado o muro de Berlim, nós podemos ter esperança de que essa Cortina de Burrice tenha fim, e isso tem que partir do povo. Tem que partir de nós!
Que venham mais artigos como esse, com críticas inteligentes que desafiam a sociedade à mudanças sociais.