BEM VINDO!

Tornar conhecidos assuntos que me levam a refletir em busca de mudanças, é uma iniciativa importante para fase atual da minha vida.

Espero um bom diálogo sobre as reflexões postadas, a fim de crescimento mútuo entre os interessados em me visitar aqui.

É um prazer tê-lo(a) em meu blog!







segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Música além da música

Mais que técnica, mais que habilidade, mais que talento, uma potente arma para grandes mudanças!
Nós temos recursos acessíveis incontáveis para executar boa música, é só querer. O que falta é alvo! Onde queremos chegar com nossa música? Estamos concentrando forças direcionadamente para atingirmos o objetivo final que divulgamos ter a música evangélica: evangelizar, expandir o Reino de Deus? O evangelismo musical tem alcançado o ser humano integralmente? Que tipo de evangelho pregamos em nossas canções?
A proposta de uma música funcional consciente na igreja precisa ser resgatada!

Se a música tem sido usada pela maioria para o mal, porque eu permitiria que isso continue, sem usá-la para o bem? Ausentar-me não é a solução! Se ela tem sido uma potência, uma arma de destruição por estar em mãos erradas, porque eu deixaria isso continuar acontecendo se sei que em minhas mãos pode ser um instrumento de construção da sã doutrina para todos que a ouvirem?
O mercado musical é grande! É verdade, é mercado! E as pessoas estão comprando e não vão parar! Eu não posso deixar que nesse mercado não tenha opção por algo sadio, quero sempre ter uma produção de um produto que cure através da música: a mente, a cultura, a cosmovisão, os valores das pessoas, do câncer produzido pelas heresias e futilidades induzidas pela mesma!
Não é justo me secularizar, me afastar e entregar os pontos para todos que usam a música de forma errada. Eu fui ensinada na palavra de Deus, meus valores, meus princípios, minha cultura é bíblica, e eu preciso, o mundo precisa, e eu quero e posso dar valores eternos através da música de forma contextualizada! Como Charles Wesley fez quando acompanhava John Wesley seu irmão em seu evangelismo, como fez Lutero quando quis alcançar o coração do seu povo com a sã palavra se utilizando de músicas folclóricas a fim de alcançar seu objetivo, como fez Sarah Kalley quando acompanhava seu esposo em suas preleções e pastoreio, fortalecendo seus ensinos com a música inovada. E não somente isso, Sarah educou, alfabetizou, transformou comunidades através da música!
Também não é justo impormos sobre essa geração viver o passado, cantando músicas em estilos que já passaram. Nós aprendemos com o passado, mas não podemos viver o passado ou do passado. Como tudo na vida: a língua, formas estéticas( roupas, cabelos, estilos), literatura,e outros  é mutável, a música também! O que não muda, não passa, é a palavra de Deus. Devemos mantê-la, confirmá-la, conservá-la com transmissão íntegra, fiel, compromissada. Mas precisamos “vestir” a Palavra com cultura, contextualizá-la, selecionando elementos que contribuam com a transmissão da mensagem bíblica, e excluir o que pode atrapalhar esse alvo.
Se não for assim, teremos que não só cantar as músicas do passado como no passado, mas também vestir ou falar como no passado.

Eis o desafio:

Usar a grande potência dada por Deus chamada música, para resgatar valores na igreja, e fazê-la através desse resgate influenciar a sociedade com o verdadeiro evangelho: Redenção em toda sua dimensão!
“Mudamos ao som da música.” Por quê?
Porque a música faz alicerce, toca nos valores, fortalecendo-os ou mudando-os!

11 comentários:

  1. Eu agradeço a DEUS a oportunidade de conhecer e ser Pastoreado por uma mulher que foi dotada por DEUS de tamanha capacidade para externar os Valores Dele.
    Sem dúvida este é um tema polêmico, mas não podemos deixá-lo a margem, DEUS em sua grandeza, em nossa existência permitiu que adquiríssemos bagagens, instrumentos. É verdade que anteriormente utilizávamos meios permitidos por DEUS e fazíamos coisas erradas, mas o SENHOR JESUS nos redimiu com tudo que somos, com tudo que adquirimos, com tudo que temos e assim redimidos podemos fazer diferença em um mundo ansioso por redenção. De fato temos aprendido que a música é um instrumento de DEUS para transformação integral do ser humano.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Luciano por seu comentário e estímulo à minha iniciativa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É isto mesmo Gley! Não podemos nos contentar com canções que não ensinem a Palavra de Deus, pois Deus não nos chama para requebrar o corpo(somente), enquanto esquecemos a mente e a alma! Como bem sabemos o nosso Deus nos quer o adorando por inteiro e conscientes de quem Ele é.

    ResponderExcluir
  4. Missionária Gleydice, fico muito feliz pela iniciativa do blog, e acredito muito que esse meio de comunicação possa contribuir para o um maior crescimento da missão integral da igreja, mais especificamente no que se refere à música sacra. Desejo que os valores do Reino continuem se expandindo por meio de sua vida.
    Em relação ao artigo do seu blog sobre música, sua função e o mercado fonográfico, eu concordo muito com seus argumentos. Embora acredite que a música seja infinita nas suas expansões e possa assim estar para além dos limites do que chamamos "bem" e "mal". A música tem funções que outras formas de discursos não podem alcançar; protesto, reflexões, questionamentos, romantismo, denúncias, força, literatura, entre tantas outras coisas.
    Fico muito feliz por sua força em buscar fundamentar sua fé e mostrar ao mundo a razão da mesma!
    Um forte abraço, muita graça e paz!

    ResponderExcluir
  5. O que dizer dessa mulher de Deus?
    Luciano disse que agradece a Deus pela oportunidade de ser pastoreado por ela.
    Já pra mim é uma das faltas que sinto,pois durante quase 7 anos tive uma grande referencia de vida em ADORAÇÃO, chamada: Gleydece Bernardes e hoje tão longe, so posso sentir saudades. Mais quero expressar o meu apoio a essa mensagem na qual o mundo esta precisando ouvir,isso mesmo o MUNDOOO pois não podemos mais aceitar cantarmos por cantarmos, ou simplesmente para atrairmos pessoas, lucrarmos com Cd´s e etc... A pergunta é: Onde esta Deus nisso tudo?
    Gley continua defendendo esses valores, pois esteja onde eu estiver sempre corcordarei.
    Saibam que o carater que tenho hoje uma grande parte devo a essa Mulher de Deus...
    Deus continue te abençoando

    Ass: Marcus Vinícius (DF)

    ResponderExcluir
  6. Ah...., quão ricas palavras!! Ah..., quantas convicções inspiradas!! Me alegro muito, e quanto me alegro..., de ter conhecido alguém como a Glay... doce pessoa, forte, verdadeira, valente, íntima do Seu Senhor, do Nosso Senhor..., exemplo pra o resto da minha vida. Glay é assim!
    Saudades...
    Da sua amiga, e ovelhinha, rsrs...
    Kaline

    ResponderExcluir
  7. Conheço a missionária Gley há pouco tempo, mas o suficiente para compreender que ela veio à terra para impactar uma geração, apresentando uma música profética, uma adoração extravante a Deus, uma canção que fala do plano de Salvação e do amor que Jesus derramou em nossos corações. Profetizo que o ministério Tenda do Encontro irá crescer em unções, em milagres, em ministrações nos cinco continentes. Gley, que os teus pés continuem formosos, pois eles são anunciadores de Boas Novas. (Iranilson Buriti)

    ResponderExcluir
  8. Agradeço a Deus pela sua vida Missionária Gleydice, vc é inspiração para a minha vida eu amo o seu ministério, chega a me emocionar, esteve pouco tempo com vc como aluna do 1º ano no setebrae, mas esse pouco tempo foi o suficiente para te admirar como mulher de Deus que ama a obra do Senhor.
    Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  9. Oi Gley, fico feliz pelo blog, como é bom vê-la sempre rompendo barreiras, extrapolando os limite, definitivamente alargando as tendas, outras maiores virão. ALELUIA !!!! Minha irmã em Cristo, sei que aqui não é lugar de ficar "rasgando seda", mas não conseguirei escrever sem não fazê-lo. Minha alegia é fazer parte de sua família, minha alegria é ter abrigo em sua casa, minha alegria é fazer parte deste sonho tão lindo que Deus te deu...a música...aqui em casa eu e Hellen amamos os louvores que Deus lhe deu, as vezes paro para reviver na saudade o tempo e amo lembrar as oportunidades que o Senhor me permitiu estar aí. Enfim, agora tenho muita alegria em fazer parte da ACEV, afinal agora sou como soldao convocado e registrado...risos...muitos outros sonhos virão, muitas outras benção e direções compartilharemos, tudo para adorar o amado de nossas Almas...JESUS...adorar para transformar, tudo por uma missão, até que pessoalmente numa explosão de alegria diremos, olhando nos olhos de Jesus: TE AMO TAMBÉM.

    Fica na paz, um cheiro paulista em todos do ministério aí

    Carlos Nogueira Junior - SP

    ResponderExcluir
  10. Você sempre foi um referencial para mim. Desde que formou o grupinho de louvor na hora do enterva-lo na escola comecei a aprender o verdadeiro sentido da adoração...Deus ja tinha iniciado seu ministerio...Gloria a Deus minha irma, porque vejo que nunca se desviou do trilhar de Deus para sua vida. E concordo, temos que usar aquilo que Deus criou para o reino Dele, como fazia Davi.
    Agradeco a Deus por ter me dado vc.

    Gisele Pereira - EUA

    ResponderExcluir