BEM VINDO!

Tornar conhecidos assuntos que me levam a refletir em busca de mudanças, é uma iniciativa importante para fase atual da minha vida.

Espero um bom diálogo sobre as reflexões postadas, a fim de crescimento mútuo entre os interessados em me visitar aqui.

É um prazer tê-lo(a) em meu blog!







quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sobre o artigo "Cortina de Burrice"

Não sei quantos de vocês leram o artigo do economista Cláudio de Moura Castro, na revista Veja, "Cortina de Burrice", sugiro que leiam.
Ele faz um paralelo entre a "Cortina de Ferro", criada para não deixar que os russos bisbilhotassem o mundo capitalista decadente, quem o fizesse, punição feroz. No entanto, criaram também um estupendo sistema educativo para todos. E como impedir um povo educado de ver o que acontecia do lado de fora? O resutado foi a queda do Muro de Berlim.
No Brasil a estratégia foi muito melhor, temos total liberdade de viajar e conhecer tudo que quizermos, porém, a garantia do isolamento do país está em uma educação de péssima qualidade e a conta-gotas. Assim nasceu uma "Cortina de Burrice".
Esse artigo alimentou meu incorfomismo diante da situação da educação em nosso país e dos que estão "deitados eternamente em berço", não sei se explêndido. Não digo isso só com governantes, mas com pais e jovens que ainda não lutam por seus direitos.
Apesar de ser um texto "pessimista", ele encoraja para reação, gerando forças para lutar contra essa Cortina, e assim como foi derrubado o muro de Berlim, nós podemos ter esperança de que essa Cortina de Burrice tenha fim, e isso tem que partir do povo. Tem que partir de nós!
Que venham mais artigos como esse, com críticas inteligentes que desafiam a sociedade à mudanças sociais.

5 comentários:

  1. A garantia de nosso isolamento do resto do mundo está na educação de péssima qualidade.
    -Ética, onde estás na política?!

    Bom artigo! Há vários artigos como este e eles estão escrevendo para a elite. (o povão nao tem dinheiro para comprar a Veja,lamentavelmente).

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro!
    Eu não sou da elite, e nem comprei a Veja para poder ler esse artigo. Li na universidade estadual da Paraíba. Há alguns lugares como bibliotecas públicas, ou filas de espera em clínicas populares, entre outros, onde podemos ler boas revistas, ou ruins (infelizmente)normalmente não encontraremos o lançamento, mas, mesmo com um tempo passado, artigos bons, sempre são bons, alguns sempre contemporâneos, já que as mudanças ainda não vêm. Também depende de nós, o buscar, o querer, e o achar. Por isso digo: a mudança pode vir através de nós, o povo!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. A paz, Gley!

    É, estás certa! Tem que partir pelo interesse pessoal de cada um de nós. Afinal, queremos ou não queremos evoluir?

    —Cair de mão beijada...esquece pessoal. Querer evoluir sem trabalho, não dá! Vamos a luta! Desculpa, mas temos que deixar a ignorancia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Claro que não Pedro. Obrigada por seus comentários. Continue...

    ResponderExcluir