BEM VINDO!

Tornar conhecidos assuntos que me levam a refletir em busca de mudanças, é uma iniciativa importante para fase atual da minha vida.

Espero um bom diálogo sobre as reflexões postadas, a fim de crescimento mútuo entre os interessados em me visitar aqui.

É um prazer tê-lo(a) em meu blog!







segunda-feira, 21 de novembro de 2011


Como não amar a Jesus?
Jo 14.21,23  - Como nao amar a Jesus

"Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele".
"Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele."

Int (Letra da Música "Como não amar a Jesus" - Ministério Tenda do Encontro):

NUNCA HOUVE UM IGUAL A JESUS, QUE JAMAIS SUPERASSE SUA LUZ
QUANDO O ESPERAVAM JULGAR, SUA RESPOSTA ERA PERDOAR
E CURAVA, LIBERTAVA, E SALVAVA, PERDOAVA
NÃO HÁ OUTRO IGUAL A JESUS

REFRÃO:
COMO NÃO AMAR A JESUS, COMO NÃO SEGUIR SUA LUZ
NOS AMOU AO NASCER, AO MORRER, COMO NÃO QUERER SUA VIDA VIVER
COMO NÃO AMAR A JESUS, RESSURGIU E NA FÉ NOS CONDUZ
ELE É O MESMO HOJE E SEMPRE HÁ DE SER, É O PRÓPRIO DEUS E TEM O PODER

SE AVISTASSE UMA MULTIDÃO, SE ARDIA EM SUA COMPAIXÃO
SENDO DEUS, POBRE HOMEM SE FEZ, E FOI SERVO MESMO SENDO O REI
E CURAVA, LIBERTAVA, E SALVAVA, PERDOAVA
NÃO HÁ OUTRO IGUAL A JESUS

E HOJE CURA, E LIBERTA,
HOJE SALVA E PERDOA,
NÃO HÁ OUTRO IGUAL A JESUS
ELE É O SENHOR

 No texto lido Jesus nos fala de uma relação de amor entre Ele, o Pai e o ser humano.
            Quem ama a Jesus terá o amor do Pai
            Quem ama a Jesus terá a revelação do Filho
            Quem ama a Jesus se tornaria habitação do Deus Pai, Filho e Espírito Santo
            Quem ama a Jesus obedece a sua Palavra

Quando conhecemos a revelação de Jesus, quando ouvimos a sua palavra, quando conhecemos o amor do Pai é impossível não amar a Jesus.
É isso que esta música fala, é sobre isto que quero falar aqui:


 É impossível não amar a Jesus!
  Algumas razoes:

Pelo que Ele é:

I – Ele é Deus – Jo 1.1, 14

"No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus."
"Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade."

A primeira razão pela qual declaramos que e impossível não amar a Jesus é porque Ele é Deus. João declara esta verdade em concordância com todo o novo testamento e toda a Bíblia.
Uma das grandes heresias contra a Fe cristã é a que nega a divindade de Jesus.
Os Testemunhas de Jeová insistem nesta heresia, de que Jesus não é Deus por ser criatura.

Contudo João é muito claro e categórico ao afirmar que o verbo que se fez carne e viveu entre nós era o próprio Deus.
Esta verdade 'e confirmada pelos ensinos de Paulo quando, falando a cerca da humilhação de Jesus, por exemplo, afirma em Fl 2.6:

Cit.: "...que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se;"  

E, se 'e certo que Jesus 'e Deus, devemos cumprir o que está escrito em Mt 22:

Cit.: Mt 22.35 – "Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: 36 "Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?"37 Respondeu Jesus:" 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'. 38 Este é o primeiro e maior mandamento."

O primeiro e maior mandamento dado aos homens é amar a Deus de todo coração, alma e entendimento.

Apl.: Logo se queremos obedecer aos mandamentos de Deus, a Palavra de Deus, temos que amar a Jesus de todo nosso coração, de toda nossa alma e de todo nosso entendimento.

II – Ele é a Luz do mundo – Jo 1.4-9

4 Nele estava à vida, e esta era a luz dos homens. 5 A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram. 6 Surgiu um homem enviado por Deus, chamado João. 7 Ele veio como testemunha, para testificar acerca da luz, a fim de que por meio dele todos os homens cressem. 8 Ele próprio não era a luz, mas veio como testemunha da luz. 9 Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens.

Uma outra razão pela qual 'e impossível não amar a Jesus 'e que Ele 'e a nossa luz.

Aqui João declara que Jesus era a luz da humanidade, que brilha no meio das trevas e que vence as trevas na qual vive a humanidade. Jesus 'e a verdadeira luz que ilumina todos os homens e os conduz a verdadeira fé em Deus.

Apl.:    Quantos de nós não estávamos em trevas espirituais quando nos encontramos com a verdadeira luz.
            Quantos de nós estávamos cegos acerca da verdadeira vida com Deus
            Quantos de nós estávamos nas trevas do pecado
            Quantos de nós andávamos sem luz para os problemas de nosso relacionamento com Deus, de nosso casamento, de nossa vida profissional,
            Contudo quando encontramos com Jesus Ele iluminou o nosso caminho, a nossa vida.

Apl.:    Se você se encontra em trevas espirituais, sem Fé, sem esperança, saiba que a luz está neste lugar revelando-se para você
            Se você precisa de luz em alguma área de sua vida, saiba que Jesus é esta luz
           
III – Ele é amor – Jo 13.1

1 Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.

Jesus é amor. A sua vida foi o exemplo maior de amor. Ele nos amou ao nascer e ao morrer.

Jesus demonstrou seu amor para nós:

- Ao nascer: Fl 2.5-7
            5 Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, 6 que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; 7 mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Por ser amor, e por amor a mim e a você, Jesus esvaziou-se de si mesmo e se fez um de n'os, depois humilhou-se a si mesmo tomando a posição de servo.

Apl.: Imaginem o próprio Deus se fazendo igual a mim e a você. O Senhor e Rei do universo nascendo numa manjedoura, da forma mais simples possível somente para nos salvar. Por quê? Porque nos amou ao nascer.

- Ao morrer: Fl 2.8
8 E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

Apl.: Paulo diz agora que o próprio Deus alem de se fazer igual à n'os, humilhou-se a si mesmo tomando a posição de servo e sendo obediente até a morte, e morreu da forma mais humilhante possível em sua 'época – morte de cruz. Por quê? Porque nos amou também ao morrer.

O nascimento, a vida e a morte de Jesus é a demonstração máxima do amor.

Cit.: Jo 15.12 – "O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos."

Na cruz Ele deu a maior demonstração de amor, doando a sua própria vida por mim e por você.

Apl.:    O amor de Jesus é incondicional, Ele nos amou primeiro, mesmo sem merecermos.
            Eu sei que você não merece o amor de Jesus, que eu não mereço este amor, mas ele nos ama e pronto.
            Jesus é amor. Ele me ama e por isto é impossível não amá-lo.

 Um irmão evangelizando um traficante dizia sempre Jesus te ama. O traficante o ameaçou de morte. O irmão respondeu: mesmos que você me mate e me corte em mil pedaços, todos os mil pedaços continuarão lhe dizendo Jesus te ama.
            De tanto ouvir falar do amor de Jesus, e de ver o amor de Jesus naquele irmão, o traficante entregou-se ao amor de Jesus. Porque é impossível não amar a Jesus quando conhecemos o seu amor por nós.

IV – Ele é servo – Mc 10.45

Mc 10.45 – "Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".

Cit.: Fl 2.7 – "mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens."

Mesmo sendo Rei e Senhor Ele se fez servo, se colocou na posição de servo, veio para nos servir.
Ilust.: Jo 13 – O lava pés

1 Um pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo em que deixaria este mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.
2 Estava sendo servido o jantar, e o Diabo já havia induzido Judas Iscariotes, filho de Simão, a trair Jesus.
3 Jesus sabia que o Pai havia colocado todas as coisas debaixo do seu poder, e que viera de Deus e estava voltando para Deus;
4 assim, levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura.
5 Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.
6 Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés?"
7 Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".
8 Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés!". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".
9 Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça!"
10 Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".
11 Pois ele sabia quem iria traí-lo, e por isso disse que nem todos estavam limpos.
12 Quando terminou de lavar-lhes os pés, Jesus tornou a vestir sua capa e voltou ao seu lugar. Então lhes perguntou: "Vocês entendem o que lhes fiz?
13 Vocês me chamam 'Mestre' e 'Senhor', e com razão, pois eu o sou.
14 Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros.
15 Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.
16 Digo-lhes verdadeiramente que nenhum escravo é maior do que o seu senhor, como também nenhum mensageiro é maior do que aquele que o enviou.
17 Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem.

Jesus lavando pés?!
  O que mais posso dizer.

Pelo que Ele fez por nós:

I – Ele teve compaixão por nós – Mt 9.36

Mt 9.36 - Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.

Compaixão é a misericórdia em ação.

Apl.:    Jesus olhou pra mim e pra você e teve compaixão de nós. Ele viu nossa situação de pecadores e teve compaixão por nós.
                       

II – Ele nos deu seu perdão - Lc 23.33

Lc 23.33 – "Quando chegaram ao lugar chamado Caveira, ali o crucificaram com os criminosos, um à sua direita e o outro à sua esquerda. 34 Jesus disse: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo".

Ilust.: A mulher pega em adultério. Quando todos esperavam condená-la, Ele a perdoou.

Apl.: Hoje Jesus continua perdoando. Se você tem sido acusada (o) pelos homens, pelos parentes, amigos, saiba que Jesus lhe oferece o perdão.

III – Ele nos deu salvação – 1 Ts 5.9

1 Ts 5. 9 – "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo."

A salvação 'e uma dádiva de Deus ao homem preparada em seu eterno propósito. E esta salvação 'e dada por meio de Jesus Cristo.

At 4.11 – "Este Jesus é" 'a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular'. 12 Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos".

Este texto nos mostra que só Jesus pode nos d'a a salvação que Deus preparou para a humanidade.

Apl.: 'E impossível não amar aquele que nos deu gratuitamente a salvação de nossas almas.

IV – Ele nos deu cura – Is 53.5

Is 53.5 – "Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."

At 5.16 – "Afluíam também multidões das cidades próximas a Jerusalém, trazendo seus doentes e os que eram atormentados por espíritos imundos{1}; e todos eram curados."

Mt 14.35 – " Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes. 36 Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados."

Apl.:    Isaías fala de uma cura espiritual, cura do pecado. Jesus cura nossas enfermidades espirituais, emocionais etc.
            Mateus e Lucas falam de cura físicas. Como o fez no passado, Jesus continua curando nossas enfermidades físicas.

V – Ele nos deu libertação – Jo 8.36

Jo 8.36 – "Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres."

Apl.:  Jesus 'e o único que pode nos libertar do pecado, dos vícios, dos medos, do 'odio etc.

VI – Ele nos deu  vida nova - Rm 6.4

"Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. 5 Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição."

Apl.: Jesus nos deu a vida eterna, a certeza que moraremos com Ele eternamente no céu. Mas esta vida já come'ca aqui, uma vida nova. Nova, não porque as coisas ao nosso redor mudaram, nossos problemas deixaram de existir, mas nova porque dentro de n'os as coisas foram mudadas. Nosso prop'osito de vida, nossa maneira de ser. Ele nos da novos sonhos, novos alvos, nova família, novos irmãos e amigos etc.

VII – Ele nos deu o dom da fé - Ef 2. 8

"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus;"

A fé 'e um dom de Deus. O próprio Jesus, o Deus encarnado, nos d'a a fé para crermos nEle.

Apl.: Ele nos deu a fé salv'ifica – para salvação. Ele nos d'a a fé que precisamos para vencer cada dia de nossas vidas aqui na terra. Ele nos conduz na fé.

Conc.: é impossível não amar a Jesus. Por aquilo que Ele é, por aquilo que Ele fez por nós.

Como demonstrar nosso amor por Jesus:
- Obedecendo sua palavra
- Sendo submisso a sua vontade
- Amando o nosso próximo
- Vivendo para servir – a Jesus e ao próximo
- Vivendo para adorar e glorificar o Seu Santo nome

Você tem amado a Jesus?

Miss. Gleydicer Bernardes
Líder do Ministério Tenda do Encontro 

Um comentário:

  1. Parabéns Gleydice, Que Jesus continue abençoando o lindo ministério. Beijos!

    ResponderExcluir