BEM VINDO!

Tornar conhecidos assuntos que me levam a refletir em busca de mudanças, é uma iniciativa importante para fase atual da minha vida.

Espero um bom diálogo sobre as reflexões postadas, a fim de crescimento mútuo entre os interessados em me visitar aqui.

É um prazer tê-lo(a) em meu blog!







quinta-feira, 15 de março de 2012

RIO + 20 E A IGREJA!




    Temo que o silêncio de muitas igrejas, organizações, instituições e movimentos evangélicos quanto a assuntos como Rio + 20 seja não só falta de conhecimento, mas, descaso com temas que acredito, Deus se preocupa.

    Não amamos o que Ele fez? Não desejamos que sua glória seja refletida no cuidado com sua criação? Não nos arrependemos pelo que o pecado causou e causa ao meio ambiente? Será que a título de “ser diferente” não vamos nos envolver com essa causa porque o “mundo” está se envolvendo? Porque não nos unirmos àqueles que pela graça comum, têm se preocupado por aquilo que os que dizem terem sido alcançados pela graça especial pouquíssimo fazem, quando estes deveriam ser o carro chefe da iniciativa?

    Se a falta de maior envolvimento e discussão no meio evangélico sobre o assunto é falta de informação, então vamos a luta!
    Estou disposta a unir-me a todos que decidiram ser voz cristã nesse grande acontecimento, que se faz pela sede de mudanças que glorificarão ao Criador!

    O QUE JÁ ACONTECEU:

    Mobilização Evangélica para a Rio+20: formando um "coletivo"!

    Nos dias 28,29 e 30 de novembro de 2011, a Tearfund Brasil se reuniu com organizações parceiras para iniciar o processo de mobilização e participação da igreja evengélica na Rio + 20. O objetivo principal deste "coletivo" é informar e envolver a igreja nas discussões socioambientais.

    E este processo de informação e envolvimento compreende o período anterior a Rio +20 (janeiro a junho) e também após, por meio de materiais informativos e atividades. Os temas que nortearão todo o planejamento\execução da mobilização serão: pobreza; água; modelo econômico e consumismo; mudanças climáticas e desastres; segurança e soberania alimantar; cidades (mobilidade).

    As organizações que participaram deste processo inicial foram Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB), ACEV Social e ACEV(denominação genuinamente evangélica), Aliança Evangélica Brasileira, A Rocha Brasil, Asas do Socorro, Diaconia, Evangélicos pela justiça, Igreja Batista da Liberdade (SP), CLAI, Rede Fale, Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS) e Visão Mundial. Instituto Marina Silva, Ultimato e Missão Base não puderam enviar seus representantes, mas, confirmaram apoio neste plano de ação coletiva.

    O QUE É RIO + 20:

    Rio+20
    01/03/2010 20:54 - Em Questão edição nº 958 - 06/01/2010

    A cidade do Rio de Janeiro será a sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012. O encontro recebeu o nome de Rio+20 e visa a renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta, vinte anos após a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92). Serão debatidos a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as Conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul. www.mma.gov.br



    O QUE ESTÁ ACONTECENDO:

    Ministros do Meio Ambiente do mundo todo fecharam o encontro anual com o compromisso de fazer da Rio +20 um sucesso.
    Em declaração, ministros e representantes de governos de quase 150 países descreveram a conferência, conhecida como Rio+20, como "uma oportunidade única para abordar desafios econômicos, ambientais e sociais no contexto do desenvolvimento sustentável".

    Para ler sobre este comunicado, click: http://pnuma.org.br/comunicados_detalhar.php?id_comunicados=185 


    Rio+20: Religiões por direito

       
    Vinte anos depois da Eco-92, acontece no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável. Conhecido como Rio+20, o evento reunirá representantes governamentais de todo o mundo e, oficialmente, tem os seguintes objetivos: assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação dos resultados dos principais encontros sobre desenvolvimento sustentável, além de abordar os novos desafios emergentes.
    Sabe-se que, infelizmente, na maioria dos casos, os governantes estão a serviço do capital internacional. Por essa razão, o tema da "economia verde" como forma de erradicação da pobreza deve receber grande atenção na Conferência. Não se espera do evento oficial que se assumam compromissos mais sérios em relação à crise ambiental e à superação da desigualdade social. Por essa razão a sociedade civil organiza sua própria conferência.

    A Cúpula dos povos

    Enquanto as representações governamentais estiverem reunidas, a sociedade civil também se encontrará, buscando colocar suas propostas e exercer pressão sobre as elites dirigentes. É a Cúpula dos Povos, que espera reunir 50.000 pessoas.
    Após uma grande marcha de abertura, diversas atividades serão realizadas, no intuito de desmascarar as falsas promessas da "economia verde" defendida pelas grandes empresas. O tema aglutinador será "Na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental".

    Religiões por direito

    Conscientes de seu papel na influência sobre o comportamento da humanidade em relação ao meio ambiente, as diversas religiões se organizam para exigir de si mesmas, dos governantes e empresas compromisso com o planeta. Espiritualidade e Ética são serão a tônica das atividades, que acontecerão no espaço já "batizado" como Religiões por Direito.
    O CEBI participa das atividades de preparação e se fará presente no evento especialmente através de duas frentes:
    - por meio do Fórum de Brasileiro de Organismos Ecumênicos, ligado à ACT (FEACTBR);
    - por meio da presença do CEBI-RJ na organização e nas atividades locais.

    Com informações Centro de Estudos Bíblicos – CEBI
      Autor: Carolina Maciel Data


    VOCÊ TAMBÉM PODE SER ESSA VOZ!




3 comentários:

  1. Acredito que nós como cristãos devemos nos envolver sim em ações como estas. Como a Gley bem frisou, não é pq o "mundo" está envolvido nessas ações que vamos ficar de fora. Como igreja devemos fazer a diferença nessa terra e nos mobilizar, seja orando ou nos envolvendo no que for preciso!

    ResponderExcluir
  2. Quão distantes estamos da vontade de Deus e de sua rica e bendita Palavra!!Nos esquecemos literalmente que a natureza espera ansiosa pelo dia da redenção e que ela por isso geme ansiosa (Rm 8.22-23)e também nos esquecemos que é por causa do nosso que o mundo está dessa forma!!Justiça Social,Amor ao Próximo em nossos dias viraram apenas palavras demagogas nos lábios dos líderes das maiorias da igreja cristã,escrevo isso para vergonha nossa!!"A religião que Deus,o nosso Pai,aceita como pura e imaculada é esta:cuidar dos órfãos e das viúvas em sus dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo."(Tg 1.27) esse rico e bendito texto não está mais em nossos púlpitos e é algo que precisa ser resgatado urgentemente se não pereceremos porque sabemos qual é o bem e não o praticamos e desta forma pecamos!!Que Deus tenha misericórdia de nós!!!

    ResponderExcluir
  3. Agradeço seus comentários, e peço: vamos falar sobre isso e outras coisas que dizem respeito a vida social, divulgar e discutir. Precisamos nos envolver e agir. Em nossa região quase ninguém tá falando sobre esse movimento que reuni nações em nossa nação para discutir e pontuar ações coletivas de mudanças de comportamento para soluções quanto as mudanças climáticas, pobreza e outros.

    ResponderExcluir